criatividade no marketing
Criatividade

Como trabalhar a criatividade no marketing digital?

O marketing digital está em alta. Afinal é uma estratégia de comunicação mais barata que os meios tradicionais e capaz de trazer mais retorno, graças a imensa possibilidade de metrificação.

Porém, a cada dia um número maior de empresas se atentam a esse universo de possibilidades e fica cada vez mais difícil para as marcas conquistarem a atenção dos seus seguidores – e transformarem essas pessoas em consumidores reais dos seus produtos.

Você sabia que para melhorar as suas estratégias e os seus resultados, a criatividade é fundamental? Entenda mais essa relação e veja dicas para turbinar o poder criativo dos seus colaboradores!

Criatividade e marketing digital: como funciona essa relação?

A criatividade é uma das mais importantes capacidades humanas. Graças à ela conseguimos evoluir, criando soluções para diferentes problemas, inventando desde a roda até a inteligência artificial.

E ela também é fundamental nas estratégias digitais. Sendo essencial em vários aspectos do planejamento à execução das campanhas. Veja alguns pontos que merecem destaque.

Conteúdo

Não existe como falarmos de marketing online sem passarmos pelos conteúdos. Afinal, é deles que a internet é feita. E uma boa estratégia de comunicação visa criar conteúdos atrativos e interessantes para os seus seguidores, que consigam conquistá-los e transformá-los em consumidores.

Sem criatividade, é difícil pensar em conteúdos inovadores ou elaborados de uma maneira diferente, que prendam a atenção do seu possível cliente e ainda transmitam a mensagem da sua empresa.

É a criatividade que ajuda a desenvolver um conteúdo informativo, de acordo com as exigências do SEO e que também seja motivador e interessante a quem lê ou assiste a sua comunicação.

Estratégias

Quem trabalha com marketing digital sabe que o planejamento é essencial para conquistar os objetivos esperados. Mas, como potencializar os resultados com orçamentos cada vez mais escassos? Novamente, a criatividade se torna uma aliada importante.

É ela que permite termos uma visão diferente do mesmo problema, enxergando soluções pouco óbvias e transformando a sua marca em uma empresa pioneira.

Desempenho

Muitas pessoas acreditam que os dados estão “matando” a criatividade. E isso não é verdade. É claro que, para uma boa estratégia digital, é essencial ficar de olho nas métricas e pensar em campanhas ou ações que estejam em sintonia com os números.

Mas, se fosse assim, qualquer robô seria capaz de planejar o marketing online da sua empresa. E nós sabemos que não é isso que acontece. Afinal, o olhar humano ainda é fundamental para analisar esses dados e compreender a informação sob a perspectiva do seu consumidor.

Novamente, ponto para os criativos. Já que é preciso “pensar fora da caixa” para desenvolver soluções e saídas fora do comum, que aliem as métricas aos comportamentos do seu público, com uma solução que realmente agrade às pessoas e traga resultados reais ao seu negócio.

Como potencializar a criatividade nas minhas estratégias digitais?

Lendo o tópico anterior, já deu para notar que criatividade não é apenas ser capaz de criar designs bonitos e atraentes, mas sim de pensar em soluções diferenciadas e que tragam resultados, certo?

Se você tem notado que suas equipes de marketing andam um pouco “travadas”, a boa notícia é que existem maneiras de potencializar essa criatividade e alcançar resultados ainda melhores. Veja algumas dicas.

Estimule os olhares diferentes

Encarar a mesma situação de uma forma diferente é uma atitude extremamente criativa (e muito importante no marketing online). Trabalhe isso com as suas equipes, por exemplo usando o brainstorm.

Faça reuniões nas quais todos podem contribuir com ideias e opiniões para resolver determinada situação – e garanta que todos se sentem à vontade e seguros para expor seus pensamentos.

Com esse simples exercício, já será mais fácil para suas equipes começarem a encarar o mesmo problema a partir de olhares diferentes.

Trabalhe com equipes multidisciplinares

Visões diferentes agregam novos conhecimentos e expandem os horizontes. Tanto que, muitos artistas quando enfrentam um “bloqueio criativo” costumam realizar atividades distintas da sua rotina, justamente buscando esse “olhar novo”.

Claro que contar com profissionais da comunicação é indispensável em qualquer equipe de marketing, mas que tal trabalhar também com o pessoal de vendas ou até a engenharia?

Conte com uma assessoria especializada

Nem sempre é fácil termos tempo e condições dentro da empresa para trabalhar todos esses pontos. Por isso, o mais recomendado é contar com uma agência parceira especializada em marketing digital.

Além de acostumada a trabalhar com o setor e mais bem preparada para lidar com as inovações constantes do universo digital, as agências ainda dispõem de profissionais altamente criativos e equipes com focos distintos, que ajudam a tornar suas estratégias mais bem direcionadas (e com resultados ainda melhores).

Como você viu, a criatividade é importante em todos os setores da nossa vida – e também indispensável nas estratégias de marketing digital. Gostou deste conteúdo? Então compartilhe o nosso post nas suas redes sociais!

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