criatividade no marketing
Criatividade

Como trabalhar a criatividade no marketing digital?

O marketing digital está em alta. Afinal é uma estratégia de comunicação mais barata que os meios tradicionais e capaz de trazer mais retorno, graças a imensa possibilidade de metrificação.

Porém, a cada dia um número maior de empresas se atentam a esse universo de possibilidades e fica cada vez mais difícil para as marcas conquistarem a atenção dos seus seguidores – e transformarem essas pessoas em consumidores reais dos seus produtos.

Você sabia que para melhorar as suas estratégias e os seus resultados, a criatividade é fundamental? Entenda mais essa relação e veja dicas para turbinar o poder criativo dos seus colaboradores!

Criatividade e marketing digital: como funciona essa relação?

A criatividade é uma das mais importantes capacidades humanas. Graças à ela conseguimos evoluir, criando soluções para diferentes problemas, inventando desde a roda até a inteligência artificial.

E ela também é fundamental nas estratégias digitais. Sendo essencial em vários aspectos do planejamento à execução das campanhas. Veja alguns pontos que merecem destaque.

Conteúdo

Não existe como falarmos de marketing online sem passarmos pelos conteúdos. Afinal, é deles que a internet é feita. E uma boa estratégia de comunicação visa criar conteúdos atrativos e interessantes para os seus seguidores, que consigam conquistá-los e transformá-los em consumidores.

Sem criatividade, é difícil pensar em conteúdos inovadores ou elaborados de uma maneira diferente, que prendam a atenção do seu possível cliente e ainda transmitam a mensagem da sua empresa.

É a criatividade que ajuda a desenvolver um conteúdo informativo, de acordo com as exigências do SEO e que também seja motivador e interessante a quem lê ou assiste a sua comunicação.

Estratégias

Quem trabalha com marketing digital sabe que o planejamento é essencial para conquistar os objetivos esperados. Mas, como potencializar os resultados com orçamentos cada vez mais escassos? Novamente, a criatividade se torna uma aliada importante.

É ela que permite termos uma visão diferente do mesmo problema, enxergando soluções pouco óbvias e transformando a sua marca em uma empresa pioneira.

Desempenho

Muitas pessoas acreditam que os dados estão “matando” a criatividade. E isso não é verdade. É claro que, para uma boa estratégia digital, é essencial ficar de olho nas métricas e pensar em campanhas ou ações que estejam em sintonia com os números.

Mas, se fosse assim, qualquer robô seria capaz de planejar o marketing online da sua empresa. E nós sabemos que não é isso que acontece. Afinal, o olhar humano ainda é fundamental para analisar esses dados e compreender a informação sob a perspectiva do seu consumidor.

Novamente, ponto para os criativos. Já que é preciso “pensar fora da caixa” para desenvolver soluções e saídas fora do comum, que aliem as métricas aos comportamentos do seu público, com uma solução que realmente agrade às pessoas e traga resultados reais ao seu negócio.

Como potencializar a criatividade nas minhas estratégias digitais?

Lendo o tópico anterior, já deu para notar que criatividade não é apenas ser capaz de criar designs bonitos e atraentes, mas sim de pensar em soluções diferenciadas e que tragam resultados, certo?

Se você tem notado que suas equipes de marketing andam um pouco “travadas”, a boa notícia é que existem maneiras de potencializar essa criatividade e alcançar resultados ainda melhores. Veja algumas dicas.

Estimule os olhares diferentes

Encarar a mesma situação de uma forma diferente é uma atitude extremamente criativa (e muito importante no marketing online). Trabalhe isso com as suas equipes, por exemplo usando o brainstorm.

Faça reuniões nas quais todos podem contribuir com ideias e opiniões para resolver determinada situação – e garanta que todos se sentem à vontade e seguros para expor seus pensamentos.

Com esse simples exercício, já será mais fácil para suas equipes começarem a encarar o mesmo problema a partir de olhares diferentes.

Trabalhe com equipes multidisciplinares

Visões diferentes agregam novos conhecimentos e expandem os horizontes. Tanto que, muitos artistas quando enfrentam um “bloqueio criativo”, como o caso dos produtores de conteúdo, costumam realizar atividades distintas da sua rotina, justamente buscando esse “olhar novo”.

Claro que contar com profissionais da comunicação é indispensável em qualquer equipe de marketing, mas que tal trabalhar também com o pessoal de vendas ou até a engenharia?

Conte com uma assessoria especializada

Nem sempre é fácil termos tempo e condições dentro da empresa para trabalhar todos esses pontos. Por isso, o mais recomendado é contar com uma agência parceira especializada em marketing digital.

Além de acostumada a trabalhar com o setor e mais bem preparada para lidar com as inovações constantes do universo digital, as agências ainda dispõem de profissionais altamente criativos e equipes com focos distintos, que ajudam a tornar suas estratégias mais bem direcionadas (e com resultados ainda melhores).

Como você viu, a criatividade é importante em todos os setores da nossa vida – e também indispensável nas estratégias de marketing digital. Gostou deste conteúdo? Então compartilhe o nosso post nas suas redes sociais!

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