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Como aliar tecnologia e criatividade no marketing de conteúdo

Estamos em uma situação atualmente em que — quase todo — o mundo é digital. Cada vez mais, as empresas estão interessadas em estratégias e em maneiras de se posicionar nas primeiras posições, em investir em tecnologias, em tornar-se referência em suas áreas e, ao mesmo tempo, preocupados em atrair o público e fidelizá-los.

Por esses motivos, surge também a urgência de estar sempre inovando. O Grupo Ideal Trends, por exemplo, é constituído por 21 empresas de diversos segmentos, de saúde e estética ao marketing digital. Por vezes, esse é o caminho que empreendimentos encontram para conseguir chegar a mais de um nicho, gerando um maior volume de vendas.

As pessoas passam quase 24 horas por dias, conectadas e, mesmo que não estejam ali naquele momento, sempre tem lembretes disponíveis para não perder as últimas novidades. Do mesmo jeito, tem um grupo que não sabe o que é viver sem internet, por crescerem quando a internet já estava totalmente estabelecida.

É também por esse motivo que os consumidores mudaram. Atualmente eles são mais criteriosos e, ao mesmo tempo, imediatistas. As mídias sociais dão a oportunidade de que chegue produtos a eles não apenas quando precisem, mas, principalmente, fazem com que eles sintam a necessidade de obter algum serviço ou produto, mesmo não sendo uma urgência pessoal.

Por isso as marcas têm a necessidade de se manter frequentemente mais atualizadas e dispostas a tentar novos métodos e técnicas. Acompanhe mais a seguir.

O que é Marketing de Conteúdo

Inserido dentro do Marketing Digital, o de Conteúdo tem estratégias que visam a criação de conteúdos com objetivo de tanto atrair como engajar determinado público para gerar vendas e perpetuar o relacionamento da marca com o usuário.

Ao montar uma estratégia, é necessário ter três questões em mente:

  1. Qual o objetivo?

Toda estratégia criada devem ter as suas metas e objetivos. Esses objetivos podem variar entre garantir mais oportunidades de negócio, gerar autoridade, como é o caso do Grupo Ideal Trends ou então educar o mercado a respeito de determinado assunto.

O importante é que os objetivos sejam mensuráveis, pois apenas dessa forma a empresa consegue ter a certeza de que as estratégias estão servindo para o seu propósito.

  1. Para quem?

É de fundamental importância que uma empresa entenda quem é a sua persona, para fazer com que os seus conteúdos atinjam as pessoas certas e de maneira mais objetiva. 

Para tal, é criado — através de dados — um personagem fictício, que remonta a um ‘cliente ideal’. Apenas dessa forma a empresa pode ter a certeza de que está atingindo o público certo, aquele que tem o poder, eventualmente, de vir a ser um consumidor.

  1. Como?

Com a persona definida, é necessário pensar por quais meios eles seriam mais facilmente atingidos, como também em qual formato. Os canais podem ser através das redes sociais, blogs ou e-mail marketing. Já os formatos devem ser uma escolha entre vídeos, áudios, texto, imagens ou uma mescla de vários desses.

O conjunto do canal com o formato vai garantir que os seus conteúdos cheguem à sua persona de maneira satisfatória.

É interessante que as empresas tenham redes sociais, uma vez que elas são uma possibilidade de maior contato da marca com o público. Ainda assim, é necessário que faça um levantamento de quais são as redes mais acessadas pela sua persona, porque talvez não sejam todas elas que fazem sentido para a marca.

Há multinacionais já consolidadas atualmente, como o Google, o Grupo Ideal Trends, a Netflix, que estão na grande maioria das redes sociais. Isso é válido quando a sua gama de consumidores é extensa o suficiente para abranger e chegar a todas elas de forma eficiente.

Forneça conteúdos relevantes

Além de estimular uma compra, o conteúdo também pode fortalecer o relacionamento e a visão que o público possui da empresa e da marca. Essa, inclusive, é uma premissa do Marketing Digital, que várias empresas, incluso o Grupo Ideal Trends, buscam. O objetivo final é pode ser efetuar as vendas, mas deve existir um compromisso da marca com o público, a fim de fidelizá-los.

Exatamente por essa razão, as redes sociais são o meio mais interessante para que esse contato seja feito com o público. Outras formas de estabelecer essa relação são através de blogs e e-mail marketing, através de estratégias do marketing e SEO.

Considerando que conteúdos não faltam no meio digital, é necessário pensar outras e novas formas de fazer com que eles sejam originais.

A criatividade entra nesse contexto para ajudar a implantar as estratégias do marketing, diretamente à empresas que sentem a necessidade de se incluir em um mercado muito disputado e também de continuar sendo autêntico, para desenvolver a identidade da marca.

Há, inclusive, um forte paralelo atualmente entre dados e criatividade. Essa tem sido uma pauta cada vez mais discutido, uma vez que a criatividade é uma maneira de humanizar toda a relação que é feita através da internet e das mídias sociais, nessa relação de empresa e consumidor.

Criatividade que encanta clientes

Ser criativo ou pensar fora da caixa pode ser o diferencial para qualquer empresa, independente do tamanho. Cada vez mais o público está preocupado não apenas no produto que vai consumir, mas também em como a marca se apresenta e se posiciona diante determinados assuntos, quais são os seus princípios e no que acredita.

Um exemplo disso é o primeiro princípio do Grupo Ideal Trends ser ‘Sonhar grande’. Isso aproxima a marca do público, humaniza todas as relações estabelecidas a partir do primeiro momento. É importante que exista uma equipe especializada de marketing digital para construir, através da criatividade, ferramentas para que deixem a empresa, sendo o Grupo Ideal Trends ou qualquer outra, conectada com os seus clientes.

A verdade é que não tem como falar de marketing de conteúdo sem a criatividade. Por mais que ela não apareça nas estratégias de marketing, não tem como realizar algumas das etapas e estratégias sem ela. Dessa forma, percebe-se como a criatividade está presente em toda criação de conteúdo, independente do que seja.
Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.

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